A consciência de si

imagem retirada não me lembro de onde.


O que faz o homem? Respira, antes de qualquer coisa.

O que é? Ondas de calor -energia- materializadas num corpo físico.

Num belo dia você acorda e já não reconhece o copo e a colher, tampouco a mesa de café.

Você já não estuda o que irá dizer e nem se comporta conforme a etiqueta do lugar.

Não é para assustar ninguém. Você simplesmente está sendo o que é: engolindo, suando, o peso do seu corpo contra o chão, a temperatura de suas mãos, o movimento das costelas sentindo o ar que entra e sai.

Você então pára para olhar o dia e nota que a cidade tem mais árvores do que costumava pensar; concluí que de fato a cidade não está tão cinza assim, aliás ela está verde e cinza e também azul (é o céu).

Num instante sincero, você se maravilha: "sou livre. Posso, agora, nesse momento, pegar um trem para um destino desconhecido e lá permanecer." A menos que tenha filhos, você pode sempre fazer isso. Ou então levar seus filhos com você.

Você pode qualquer coisa. É por isso que a responsabilidade pela vida que leva é sua, toda sua.


E o que fazemos?

O brasileiro produz em média 1 kg de lixo por dia, come 108 kg de carne bovina por ano, assiste uma hora diária ou mais de televisão.

Gasta tanto, tanto, que sobra pouco tempo ou energia para o que realmente importa: respeito, consciência, AÇÃO. O pensamento de quem desperdiça tanto fica também difuso. Necessário seria a concentração no momento presente, que ajuda também a ser mais ativo.

Observe quantas embalagens, quanto plástico. A natureza não dá conta de repor isso, não.

E carne? Para cada quilo no estômago, são necessários 50 metros de floresta. Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia, tudo indo para a barriga da humanidade. Se todo mundo, pudesse e quisesse comer carne não haveria espaço físico e energia suficientes no planeta para produzi-la. O desmatamento na Amazônia? A responsabilidade é também da soja. Mas sabe pra que a soja é utilizada? Pra fazer a ração do boi que vai parar no seu prato.

A revolução é agora. Esse é o momento. Basta acordar e ver tudo diferente, como a metamorfose. Sair da engrenagem de produção e medo e ilusão.

A Kafka, esse post.

Nenhum comentário: