Efeito estufa: queima da madeira é a maior vilã

Com essa fúria da natureza em Santa Catarina, começamos a sentir na pele o que até então parecia só retórica. O aquecimento global é real. O que estamos fazendo com o planeta vai alterando uma rede de complexas relações. Muitas consequências dos atos humanos na dinâmica da ecologia são ainda desconhecidas por nós. Não sabemos o que esperar. Mas sabemos que muita coisa pode acontecer.

Do que já está acontecendo, dá para inferir o tamanho de nossa responsabilidade. As abelhas, tão importantes polinizadoras, responsáveis por fecundar florestas inteiras, já começaram a desaparecer. Sucumbiram à alteração climática global. Um estudo na Inglaterra mostrou que a população de abelhas no mundo diminui conforme a média de temperatura no planeta aumenta. Como essa média agora só tende a aumentar, bye bye abelhas e bye bye muitas espécies de plantas que devem às abelhas a sua reprodução.

O que devemos mudar para não deixar o aquecimento global acabar com a vida na terra? Muito. Um único passo, conter o efeito estufa, exige inúmeras ações. Parar de andar de carro ajuda, mas não é suficiente.

A queima de carvão e lenha para produção de energia também causa efeito estufa. E no Brasil, ela causa mais efeito estufa do que a fumaça dos carros.

Aqui em Minas Gerais, das 156 milhões de toneladas de gás carbônico lançados em 2005 na atmosfera, mais de 50 milhões vêm da queima da madeira. Um terço do efeito estufa gerado pelo estado de Minas vem da queima da lenha, usada para produção de carvão, que abastece, principalmente, o ramo siderúrgico. Não só o carvão é um grande vilão, como também as queimadas muito utilizadas pelo setor agropecuário. Atividades como a criação de pastos para o gado e a queima da cana-de-açúcar também estão na lista negra dos geradores de efeito estufa.

Quem mais polui o ar, enfim, são as atividades industriais como siderurgia, pecuária e as queimadas. Essa constatação já existe em nível nacional. Para o Brasil como um todo os dados são os seguintes: 70% dos gases causadores do efeito estufa liberados na atmosfera no país vêm das queimadas. Tanto é que o Ministério do Meio Ambiente já anunciou diversas vezes que a maior contribuição do Brasil na luta contra o aquecimento global é o controle do desmatamento na Amazônia que libera milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera anualmente.