A carne é fundamental para o desenvolvimento da criança?


Franguinho feliz: só na propaganda da Sadia mesmo.


Escrevi essa resposta a um amigo querido e resolvi postá-la aqui.

Pergunta:
Eu queria saber com vc se sabe de algum estudo ou pesquisa realizado com crianças veganas ou vegetarianas sobre o crescimento e amadurecimento do sistema nervoso central.....hoje fiquei tentando falar com meu pai sobre vegetarianismo e ele queria me provar de todo jeito que a carne é importante para crianças até os 7 anos de idade pois supostamente ajuda a "maturar" ou desenvolver o sistema nervoso e tal... Você sabe de algo a respeito ou tem algum lugar para me indicar a pesquisar?






Resposta:
Segundo diversos artigos que pesquisei e mães que conheci, não há motivos para acreditar que a carne é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso. Os vegetais são fonte confiáveis de proteína, ferro, cálcio e zinco. Frequentemente os níveis de cálcio e todas as vitaminas são superiores nos vegetarianos e veganos do que nos carnívoros. Anemia é tão comum nos vegetarianos quanto nos carnívoros (um terço da população mundial sofre com anemia). Nunca existiu ninguém que morresse por falta de proteína, simplesmente porque comendo 3 castanhas ou um pouco de feijão por dia podemos conseguir toda a proteína que necessitamos. Na verdade, muitas doenças como gota, insuficiência renal, osteoporose e câncer estão ligadas ao padrão de excessivo consumo de proteína existente em nossa sociedade (carne e laticínios são fontes de proteínas comuns em todas as refeições de indivíduos não-vegetarianos, o que sobrecarrega os rins, responsáveis por eliminar a proteína em excesso que circula no corpo). 

A única vitamina que ainda se questiona se é possível conseguir de fontes vegetais é a B12. Isso porque ela é produzida por bactérias. Antigamente, quando não se usava a esterilização com cloro e processos de alta temperatura, essas bactérias existiam naturalmente no ambiente. Mas hoje em dia é comum haver pessoas com falta de Vitamina B12 e isso está diretamente conectado com problemas no sistema nervoso central. Só que não existe nenhum estudo que mostre se a carência de B12 é mais comum em vegetarianos ou carnívoros. Há tanto vegetarianos quanto carnívoros com falta de B12. Não se pode atribuir carência de B12 a uma dieta vegetariana. Além do mais, é uma vitamina necessária em doses muito micro. Muitos dizem que o problema é muito mais o organismo estar tão intoxicado por uma má alimentação (incluindo não só carnes, mas laticínios e refinados) que não consegue absorver o pouco de vitamina B12 que precisa.



Nenhum comentário: