Esqueça a pirâmide alimentar das aulas de ciências

Um antigo documentário "Olhe nos Olhos" apresenta um dado alarmante. Os países com maiores índices de osteoporose são os países que mais consomem proteína animal, especificamente leite: Suécia e Finlândia. Algo estranho porque a osteoporose é justamente fraqueza nos ossos que são alimentados por cálcio. E o que ouvimos desde criança? "Que precisamos beber leite para ingerir cálcio e ter ossos fortes."

Muitos questionam que os alimentos animais são essenciais como fontes de proteínas, mas falta de proteína não é um problema comum nos exames dos brasileiros, muito menos dos que não consomem carne e leite. Segundo as novas pesquisas, podemos obter proteína suficiente para nossas necessidades diárias num simples prato de arroz integral ou algumas castanhas. Animais herbívoros, como o cavalo e a vaca, também precisam de proteína para formação de seus músculos, são tão ou mais fortes que nós e conseguem completar suas cadeias de aminoácidos nutrindo-se exclusivamente de fontes vegetais.

Ao contrário do que prega a mídia de massa e a opinião comum, descobriu-se que laticínios roubam cálcio do corpo. Para digerir e quebrar as moléculas de tanta proteína vinda de leite e carne que comemos, só produzindo muito ácido mesmo. O sangue ácido é um meio propício para infecções, inflamações e doenças. A acidez no estômago está intimamente ligada com o corroimento de nossos ossos, lê-se osteoporose. Entendeu?


É muito importante ingerir grãos integrais pois é na casca que se encontra sua riqueza. Os grãos refinados (ex: arroz branco e massas brancas) não contém vitaminas e minerais, podendo ainda atrapalhar a absorção de nutrientes pelo corpo. Segundo o Doutor Mark Sircus, muitas das doenças diagnosticadas em nossa sociedade tem a ver com a carência de magnésio, causada não por uma deficiência desse mineral mas por uma dificuldade de absorção, relacionada com o consumo de grãos refinados.



E então quais são as nossas opções??

Vegetais verde-escuros num delicioso suco verde nos abastecem com todo o ferro, cálcio e zinco de que necessitamos. Frutas também contém cálcio. Melado de cana -o açúcar não-refinado- também está cheio desses nutrientes, enquanto que o açúcar que consumimos é apenas uma bomba de carboidratos sem nenhum nutriente e branqueado por processos químicos. Aliás, os refinados (açúcar branco, farinhas brancas, arroz branco), dizem alguns médicos, sugam o magnésio de nosso corpo, causando-nos déficit de minerais.


Não é a toa que algumas doenças que nunca existiram na história da humanidade surgiram nos dias de hoje: diabetes, osteoporose, hipertensão.


Por que então os supermercados estão cheios de alimentos processados, mortos, cheios de aditivos e conservantes, testados em animais, feitos com animais? -Atenção para os corantes de iogurtes de morango retirados de insetos mortos-. A ciência falha e muitas vezes está tomada por questões ideológicas. As verdades mudam com o tempo. Lembremo-nos de Galileu.


Hipócrates, o pai da medicina, já dizia "Seja o alimento o teu remédio e o remédio o teu alimento". 


Nenhum comentário: