Consumo: tudo isso vem e vai pro mesmo lugar de onde tudo sai

Um vídeo interessante para refletir sobre como o sistema funciona.

Muitas vezes, a vida cotidiana nos toma tanto tempo, que falta pensar o ciclo todo em que se pauta nossa sociedade, que vai da extração ao produto ou serviço, e cujo único objetivo é o consumo. Em resumo, o consumo nos consome. Tudo se tornou bem de consumo: comida, tempo para fazer a comida, abrigo, o tempo de lazer no abrigo, transporte, até mesmo quando estamos parados estamos consumindo. Pagamos para viver.

Se nosso modelo de desenvolvimento, globalmente, está baseado no consumo, ele já é um modelo falido. Como consumir mais e mais se os recursos que o planeta oferece são finitos ou têm capacidade de renovação limitada?

Por que precisamos comprar o carro do ano, o sapato da moda, o computador mais potente? Alguém quer nos convencer de que é necessário consumir mais e mais.

O vídeo abaixo fala de como os custos das coisas que compramos são muito mais baixos que o verdadeiro valor que elas têm. E quem paga a conta? Crianças exploradas no Sudão e na China para produzir peças de computador, a natureza dos países em desenvolvimento para onde vão as indústrias mais poluentes e as fábricas mais pesadas, as economias mais pobres que recebem baixo pelo que produzem.

Dá uma olhada no vídeo. Ele é grande, mas não desista. No final, é uma experiência interessante.

Nenhum comentário: