Catástrofes em 2008: fúria da natureza é resultado do aquecimento global?

Balanço de 2008. As catástrofes naturais mataram mais de 220 mil pessoas em eventos que provaram ser mais destrutivos em número de vítimas e em custos financeiros do que as catástrofes ocorridas no ano anterior. A informação é do segundo maior grupo de seguros do mundo, Munich Re. Os cientistas ainda não chegaram a um consenso, mas muitos já relacionam o aumento da magnitude das catástrofes naturais às mudanças climáticas globais.

Aí vão então alguns números, de acordo com o site Yahoo. O ciclone Nargis em Myanmar matou mais de 135 mil pessoas e deixou um milhão de desabrigados. Depois na China, um terremoto deixou 70 mil mortos e 18 mil desaparecidos e um prejuízo de 85 bilhões de dólares. No Afeganistão, um abalo matou 1000 pessoas no início do ano e as enchentes na Índia, Nepal e Bangladesh deixaram um saldo de outros 635 mortos. Enquanto isso, no Brasil, o fenômeno das enchentes se agrava, causando tragédias como a inundação do estado de Santa Catarina.

Pergunta que não cala:
Alguma relação desses fenômenos com as mudanças climáticas globais? É o homem que está causando isso ou a fúria da natureza é algo imprevisível?

Os cientistas afirmam que devemos ter cautela ao relacionar todos esses fenômenos com o aquecimento global. Não dá para colocar tudo no mesmo saco. A mudança do clima com certeza causa uma série de reações em cadeia que alteram o delicado equilíbrio ecológico. Um exemplo: o mero aumento de meio ponto na temperatura global parece irrelevante para nós, mas para os oceanos significa mais gelo que vira água e, portanto, mais peso sobre as placas tectônicas. Com placas tectônicas carregando mais peso, com certeza é muito mais fácil de elas se moverem. E justamente o que causa abalos sísmicos e fenômenos como o tsunami ocorrido há dois anos atrás são os movimentos dessas placas tectônicas.

Na Amazônia, tem se notado a alteração da vegetação natural. A grande biodiversidade tem dado lugar ultimamente a um aumento do crescimento de cipós, outra possível conseqüência já instalada do aquecimento global.

Ainda segundo o site Yahoo, 2008 foi o décimo ano mais quente desde que as temperaturas globais começaram a ser medidas. Segundo a Seguradora Munich Re, os dez anos mais quentes já registrados ocorreram todos nos últimos 12 anos.

Por outro lado...
Algumas catástrofes não podem ser meramente creditadas ao aquecimento global. Olha só o caso de Santa Catarina: um estado onde técnicas inadequadas de agricultura tem sido empregadas. Com o excesso de monocultura e lavouras, o solo fica empobrecido, sem vida e muitas vezes compactado, uma massa só, impedindo que a água se infiltre nele como é o caso dos solos ricos em vida que formam grãos e ajudam a água a penetrar rapidamente. Outras técnicas inadequadas para impedir a erosão acabam não surtindo efeito e solo vai embora junto com a água das chuvas enquanto os rios vão sendo assoreados. A técnica mais simples que é cobrir a terra com palha e mantê-la viva não é empregada. Consequências dos sistemas de cultivo tradicionais. O homem precisa mudar sua relação com a terra.